Páginas

quinta-feira, julho 29, 2010

Day 4: British Museum e National Gallery

O dia hoje foi cansativo. Tô me dado conta de que preciso deixar a vida sedentária de lado. As pessoas que moram aqui devem ser feitas de ferro, só pode! Bom, hoje fiz check out do hotel Meridiana, que fica pertíssimo da estação de King’s Cross e St Pancras International. Eu super recomendo, uma vez que faz muito bem tudo aquilo o que propõe e pra quem está buscando algo barato vai se dar muito bem. Gostei das pessoas lá, são prestativas, o café da manhã é ótimo (nem deu tempo de tomar o de hoje), e além disso eu podia usar internet sem custos adicionais. Não tinha a comodidade de ser no quarto, e eu sempre precisava subir 3 lances de escada duplo cada vez que precisava subir ou descer, enfim.
Acordei um tanto em cima da hora, não tenho conseguido acordar com alarmes, isso é um perigo. Preciso estar em pé bem cedinho amanhã pra ir a Paris. Daí hoje quando acordei perdi o café da manhã. Arrumei as coisas e desci. Por sorte consegui deixar a mochila mais pesada na recepção, senão tava ferrada.
O destino de hoje foi British Museum e National Gallery. Como sempre, foi muito fácil de chegar, não tive problema algum. Me apaixonei pela area com suas belissimas casas, portas e janelas. 

Antes de chegar ao museu, resolvi passar por dentro da Russel Square, uma praça que fica nas mediações do museu. Não me arrependi. A praça muito linda, coloridíssima, muitas flores, pessoas animadas conversando, pai e filho broncando de bola...nossa, astral super bom. Dá uma olhada aí pelas fotos e vê se não estou exagerando.



Bom, quando eu cheguei no Museu britânico fiquei logo impressionada (aliás, hoje foi O DIA pra eu me impressionar. O prédio é uma coisa assim estonteante de belo. Super antigo, esse museu guarda relíquias de civilizações do mundo todo, desde a pré historia.

Eles fazem uma divisão entre as civilizações e você vai andando. Eles entregam material pra você saber se localizar e também existe a tecnologia do guia eletrônico, cada um pega o seu e busca detalhes sobre obras por seus números de referência.
Há MUITO o que se ver, infelizmente não vi tudo como gostaria, mas sei dúvida terei outras oportunidades de fazê-lo. As exposições na sua maioria ficam em contato com o público, é permitido fotografar, e em algumas seções ainda é possível pegar em peças e conhecer mais detalhes sobre elas com um guia especializado. Foi assim que vi que uma moeda não necessariamente tem que ter forma circular (moeda oriental) e também ouvi uma hostoria sobre o uso de potes de cerâmica como cofres. Dissera-me que as pessoas usavam em períodos de perigo para salvar o que eles possuíam de valor, e enterravam. Quando pudessem, voltaria e recuperaria. Isso quando não existia banco. Só que muitas vezes as pessoas não voltavam ou quando voltavam o lugar estava diferente, impossibilitando de encontrar (tipo por perto de uma arvore que depois foi cortada). Ví também e peguei num machado de mão que data de mais de 1,5 milhoes de anos. Legal, né? Então, tem disso e muito mais.

Me apaixonei pela parte sobre a civilização egípcia,vi sarcófagos, múmias, esfinges!!! Confiram aí.

O ruim foi que eu tava muito cansada e carregando uma mochila pesada, não andei o quanto gostaria de ter andado. Além disso por vezes tive umas sensações ruins, como se fosse passar mal. Super chato isso. Tava quase saindo quando vi no guia que havia deixado de ver algo de grande significado histórico: a pedra da Rosetta! 

Voltei lá com mochila e tudo...e fui procurar. Não foi difícil de achar, uma vez que todos ficam em torno dela e ela como poucas peças, fica envolvida por vidro.
Saíndo de lá não quis perder tempo. Era a hora de visitar a National Gallery. Puxa vida, que lugar! Logo na frente foca a Trafalgar Square (praça), muito espaçosa com esculturas e uma fonte maravilhosa onde havia muitos a se refrescar. Tava bem calorzão mesmo, até suei e pá.

Lá dentro ficam obras de arte do período renascentista. Renoir, Claude Lorrain, Velazques entre outros, fazem parte do acervo. Confesso que fui ao museu principalmente por uma obra: A Vênus no espelho, por Velazques. Desde que vi a obra, me apaixonei e quando soube que ela se encontrava lá não hesitei. Mas vou dizer: fácil, fácil se perdar ali. Sim, antes de continuar preciso falar de algo que salvou a minha tarde. Existe uma coisa maravilhosa chamada Cloackroom. É um lugar onde voc~e pode deixar sua bagagem e fazer o passeio tranquilamente! Minha salvação MESMO. E adivinhem? O serviço não é pago, mas eles aceitam doações sim.
Pois bem, rodei, vi várias obras e a obra que eu estava ansiosa para ver. Passei na lojinha da Galeria, né...sabe como é =P eu me lembro das pessoas que tem carinho por mim, e acabo querendo levar alguma coisa que vi.
Bom, de lá fui para o segundo hotel, mas pra meu azar, mas azar meeeesmo, a estação onde deço estava com um elevador sem funcionar e uma fila gigante pra o púnico que funcionava. O solução? Usar escadas, é obvio. Bem, não tão obvio quando a escada tem 125 degraus, néam??? Foi foda, cheguei morrendo lá em cima.
Cheguei, fiz check in putaquepariu que hotel) e fui curtir um pouco o conforto. Mas nem podia me animar muito. Ainda tinha que pegar minha mochila no Meridiana, e voltar (e subir uma porrada de degraus de novo). Sério, tenho já trauma de ler “way out”, pra mim já é sinônimo de suba, minha fia! O ruim de ser underground é isso.=X
Mas bom, não queria subir as escadas, então tentei pegar um ônibus (sim, o ônibus vermelho!) só que para meu azar (de novo, poha!) peguei um transito filho da mãe. O bom do underground é que não rola transito =X
Bom, fui lá e voltei. Só que na volta não desci na estação das escadarias do inferno. Desci em uma antes e fui andando, prefiro.
Cheguei aqui, um susto: uma hora de internet 5libras! Caramba! Assalto! Bom, não vou morrer se postar esses diários com certo atrazo. É a vida...
A cozinha do hotel tava fechada já, daí fui aqui perto e comprei pizza. 3 libras por duas fatias, juro que é igualzinho a pizza hut! Tomei um banho quente bem gostoso e vim escrever sobre o dia, antes que eu me esqueça. Bom é isso por hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar aqui =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...