Páginas

terça-feira, agosto 14, 2012

Prog Awards 2012 - Categoria New Blood


Sim! Fiquei sabendo que essa programação vai acontecer e nem preciso dizer que fiquei muito entusiasmada com isso. É simplesmente toda a awesomidade da música reunida para nossa felicidade!
Fiquei surpresa de perceber o quanto estou desatualizada e o quanto preciso conhecer ainda, mas aos poucos vou ouvindo e opinando por aqui. Hoje quero falar sobre a categoria New Blood. Até agora não tive tempo de escutar muitas faixas, mas antes de votar decidi ouvir 2 de cada banda. Os concorrentes são:

Gazpacho - Banda norueguesa que de acordo com o site foi aprovada pelo Marillion (o que é bem interessante). Segundo a Wikipedia, o som deles tem sido comparado com Radiohead, Porcupine Tree, Marillion e até A-ha (ainda estou querendo entender um pouco essa comparação). Escutei Black Lily (que BTW, minha nossa como parece com Muscle museum do Muse!) e Missa Atropos  e Winter is never  e posso dizer que gostei. Nada espetacular, mas foi a melhor combinação de harmonia entre os instrumentos e a voz. Acho que afinal gosto bastante desse estilo meio melancólico mesmo. Ouvirei mais coisas deles sem dúvida.

Haken - Essa banda Inglesa na minha opinião "apelou" geral! O som em geral interessa, mas ao meu ver porque é um quebra cabeça com elementos de muitas bandas awesome, como Dream Theater, OSI, Transatlantic, Spock's Beard e com certeza várias outras que inspiram eles e não me vem à cabeça agora. Escutei Insomnia e The mind's eye (gostei muito dessa).

Headspace - Primeira coisa: tem um Wakeman nessa banda! O cara é inclusive tecladista de Ozzy Osbourne. Segundo, é uma banda que ao meu ver apresenta menos elementos das outras bandas. Eles são britânicos. Possivelmente ouvirei mais dessa banda depois, mas não tenho certeza se gosto dos vocais. As músicas que ouvi foram Fall of America e Stalled Armageddon.

TesseracT - Britânicos, again. Essa banda é conhecida como uma banda que adota o estilo djent, um tipo de movimento heavy metal misturando o som distorcido da guitarra com solos. No site da Prog Magazine chama eles de "young riff scientists". Preciso conhecer mais sobre djent antes de saber se concordo com a magazine. Mas devo dizer que com menos de 1 minuto escutando Eden 2.0 decidi que gosto dessa banda música. Mudei um pouco de idéia quando ouvi os vocais de Concealing fate 1 - Acceptance. Não deu pra continuar ouvindo. Nunca curti muito essa parada de cookie monster voice. Li inclusive que um dos problemas da banda é que eles não param muito tempo com um vocalista.

The reasoning - Yeah, from Britain. Nossa... Difícil definir minha opinião sobre eles. Ao mesmo tempo que parece algo como prog clássico, ás vezes misturam elementos diferentes que não contribuem muito ( o vocal mesmo, não curti). Ouvi Awakening e Within cold grass. Enfim, não me empolga. Mas imagino que seja uma questão de gosto e de mood. Talvez em outro momento eu ouça e curta.

Touchstone - Guess what? A banda é do Reino Unido. A voz da vocalista é ótima, e li que a banda tem influências de Yes, Van Halen, Pink Floyd e Genesis, mas também não curti. Sei lá, o som parece meio poser. É light demais em alguns momentos depois em outros momentos forçado de distorções e solos. Achei que a música é desnecessariamente longa e que não passa uma idéia central. Parece uma colcha de retalhos. Estou me sentindo muito malvada por fazer a crítica assim. Eu nem entendo de música assim. Estou apenas justificando meus gostos. Ouvi Shadow e ...só foi essa música que achei disponível no youtube.

Von Hertzen Bros - Foi a maior surpresa que tive! Da Finlândia, eles me lembram algo como Flower Kings, Echolyn, Spock's beard, Yes, só com uma pegada psicodélica que deixa o som deles muito único! Ouvi Always been right  e Let thy will be done . Os vocais me mantém escutando e curiosa pra ouvir até o final.

Então, é chegado o momento de escolher, hehe. E e escutando novamente para me lembrar das primeiras bandas (sim, tenho escrito essa postagem há algum tempo, mas como precisava ouvir todas as bandas demorei um bocado pra terminar. Ao menos saiu antes da premiação acontecer). Fiquei muito em dúvida entre Gazpacho e Von Hertzen Bros, mas para acho que essa segunda banda conquistou meu voto. Eles parecem que chegaram com tudo! Muita energia, achei interessante ver a banda no video deles de Always been right e só essa música meu deu vontade de ter estado no show do High Voltage deles no ano passado.

Acho que farei outros posts a respeito de outras categorias antes da premiação acontecer.

http://awards.progrockmag.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar aqui =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...